sábado, 14 de agosto de 2010

Dia do solteiro

Dez dicas para quem vai passar o dia do solteiro sozinho

Profissionais de Zero Hora sugerem programas para curtir a data

Todos os seus amigos já encontraram o par ideal e passarão o fim de semana aproveitando o frio em casa. Você, que está solteiro, não precisa passar o dia postando comentários tristonhos na internet ou ruminando a dor da solidão. A melhor opção é descobrir o prazer de estar na própria companhia e ver que existem vantagens em não ter que depender de amigos ou de um par para se divertir. Dez profissionais do Grupo RBS prepararam dicas especiais para você tornar atividades cotidianas mais prazerosas.

Você curte ser solteiro? Fale qual é a principal vantagem de não ter um par.

1- Vá ao cinema

Vamos combinar uma coisa: se você não consegue ir ao cinema sem companhia, você não está lá muito interessado no filme — como comprovam aqueles casais de namorados na fileira à sua frente, dedicados cada um a usar a língua como instrumento de endoscopia. Óbvio que a parceria para comentar o filme após a sessão é bacana, mas não é indispensável. Um cinema é um programa legal em bando, em dupla ou solito.

E se você for do tipo cinéfilo, então, a possibilidade de que a sua sugestão por aquele filme novo dinamarquês vença uma eleição democrática quando você sai com amigos é menor do que a de um diretor iraniano filmar um blockbuster de ação. Mesmo uma bomba ocasional pode ser melhor absorvida se você estiver ruminando sozinho o motivo para estar vendo aquela porcaria, sem precisar lidar também com a responsabilidade de ter colocado seu(s) acompanhante(s) naquela gelada com você.

Para algazarra, existe show de rock e estádio de futebol. Para o cinema, enfrentar a aventura sozinho não tira pedaço de ninguém. Bobeando, é até melhor.
Carlos André Moreira, repórter do Segundo Caderno

2- Faça compras
Comprar é tarefa boa para se fazer só. Achou radical? Pense, pelo menos, nestes dois motivos: sozinho você pode provar quantas cores quiser da mesma peça e tirar a dúvida em frente ao espelho, com toda calma do mundo, porque ninguém está esperando por você. Sozinho também você não se sente obrigado a consultar a companhia para fazer aquela perguntinha clássica: ficou bem? Diante dela, poucos, muitos poucos, são 100% sinceros.
E, no fundo no fundo, a gente sempre sabe o que fica bem, basta não tentar se enganar. Por fim, sozinho me parece que você tem menos chances de comprar por impulso, empolgado por algum comentário do tipo:"leva, leva, tenho certeza que você vai usar." Quase sempre a tal peça roda anos no guarda-roupa e sem uso.
Fernanda Zaffari, colunista de Zero Hora

3- Vá a uma festa
Não me venha com essa de que você, solteiro desse jeito, frequenta festas "para dançar". Papo chato esse de "para dançar". Solteiro nenhum frequenta festas só para dançar, embora dançar seja legalzinho.
Dito isto, hipocrisia de lado, vamos ao que interessa: você está numa festa com um amigo e avista aquela coisinha bonitinha dançandinho no cantinho. A probabilidade de o "amigo" se apaixonar exatamente pela mesma coisinha bonitinha dançandinho no cantinho, falando sério, é de uns 90%. Porque você, obviamente, escolheu a melhor coisinha bonitinha dançandinho no cantinho que tinha na festa inteira, cara! Um problema.
Seu amigo, mesmo que no dia seguinte volte a ser seu amigo, naquele momento assume o papel de rival, aniquilador de famílias, assassino de sentimentos, insensível, frio, calculista, desgraçado! Afinal, que porcaria de amigo é esse? QUEM ELE PENSA QUE É?

Como dizíamos, há momentos em que é melhor estar sozinho.
Paulo Germano, repórter da editoria de política de Zero Hora

4- Assista ao seu esporte favorito
O bom de assistir a um jogo de futebol solteiro é não ter que ouvir:
— Quem campeonato é esse?
— O que acontece se o time ganhar?
— E se perder, o que acontece?
— Gol deles?
— Outro gol deles?
— Mais um gol deles?
— O time está ruim, hein?
Não ouvir isso prova que, às vezes, a solidão é um bálsamo.
David Coimbra, colunista e editor de Esportes de Zero Hora

5- Assista a todas as temporadas da sua série favorita
Assim como qualquer dia de folga se presta muito bem ao preguiçoso hábito de assistir TV, também o Dia do Solteiro combina com tal atividade. Uma das sugestões é rever as temporadas de sua série preferida sem stop no DVD. Aproveite que o sofá não precisa ser dividido com ninguém e traga o edredon do quarto para se esparramar na sala.
São indicadas maratonas de comédias do tipo Friends ou, quem sabe, dramas como House. Vale ainda recapitular os melhores momentos de Sex and the City, se você for solteira. Já os homens solteiros vão se identificar mais com Jack Bauer (24 Horas). O ócio televisivo só não combina com seriados melosos do tipo Grey's Anatomy ou outras novelinhas de casais, já que o propósito da data é comemorar a solteirice, e não o contrário.
Camila Saccomori, editora do site Donna

6 - Jogue video game
Cada vez mais, videogames se tornam equipamento comum na casa de adultos. Servem para o entretenimento, mas também podem causar um problemão... conjugal. Poucas mulheres entendem o namorado gamer e não aceitam perder a atenção, por minutos que seja, para um "joguinho".
Ser solteiro, é poder deixar de ir ao shopping no final de semana para poder "virar" o game que tem os gráficos e enredo mais sensacionais possíveis. É poder participar de um campeonato virtual de futebol sem a pressão de ter de participar de uma janta marcada na casa da sogra.
Diego Guichard, repórter do Clic Esportes

7 - Fique na internet
Todo dia a internet é abastecida com novidades e vídeos divertidíssimos. Mas não, você não viu tudo. Há varias coisas na rede que você deveria ter visto, e é para isso que serve o site "
you should have seen this". Você vai passar o domingo gargalhando em frente ao monitor e, ainda por cima, irá aumentar seu repertório de cultura inútil, o que facilita na hora de puxar papo e arranjar uma companhia.
Barbara Nickel, editora de mídias sociais do Grupo RBS

8- Viaje pela cidade
Não há lugar que não se possa visitar sozinho. Eu, pelo menos, não conheço nenhum. É claro que uma boa companhia pode tornar a viagem ou o passeio mais agradável, mas, estando sozinho, considere pelo menos duas vantagens:
– Você pode decidir ir para onde quiser, sem interferências (Ah, eu prefiro praia; Ah, não, eu gosto de Serra; Eu queria aventura; Não, eu prefiro um roteiro cultural...!!!)
— No destino, você escolhe o horário que quiser e todos os programas que você quer fazer, sem interferências.
Como o dia do solteiro é neste domingo e já não dá para planejar uma viagem mais longa (eu não subiria a Serra para esperar a neve), aproveite para fazer uma viagenzinha pela cidade (eu me refiro, é claro, a Porto Alegre) e visite, por exemplo, a Fundação Iberê Camargo, na Zona Sul, mesmo que você não goste de artes plásticas. Aproveite para conhecer o prédio (se já conhece, dê uma olhada nas novidades da lojinha), passeie por ele, leve um livro ou revista ao café e fique ouvindo as conversas, não raro em várias línguas estrangeiras, observe o movimento pela janela, deixe-se apenas vendo a vida passar.
Rosane Tremea, editora executiva de Zero Hora

9- Cozinhe para você
Não deixe que o fato de estar sozinho seja motivo para se afastar da boa mesa. Aproveite para experimentar aquela receita que está guardada há tempos. Coloque uma boa música e mãos à obra. Viva a liberdade de usar os ingredientes que você gosta e temperar com a intensidade de aguça o seu paladar. Mas nada de comer na cozinha. Ponha a mesa, escolha um bom vinho e deguste sua criação gastronômica e a bebida. E para aquecer a alma, uma panela com um brigadeiro, para comer de colher, daqueles que é impossível resistir.
Bete Duarte, editora do carderno Gastronomia

10- Celebre o dia do solteiro com uma taça de espumante
A ordem para os solteiros costuma ser: rua! Mas não precisa ser assim. Ficar em casa, preparar um fondue de queijo e abrir um espumante, tudo isso enquanto se assiste a um bom filme na tevê, é ou não é um encontro amoroso consigo mesmo?
Um novo amor acabará aparecendo, cedo ou tarde, e como sempre, em situações que nunca se imaginou. Enquanto não rola, desencane. Curta uma saudável paz caseira.
Martha Medeiros, colunista de Zero Hora e escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário